A dança moderna chegou ao Brasil em 1932 com Ruth Rachou com a técnica de Marth a Gaham e na ginástica de pilates mais só em meados da década de 70 foi que este estilo começou a fazer parte de alguns grupos; Já na década de 90 a dança moderna passa a ocupar seu espaço e surgiram muitas companhias importantes, possuindo características singulares: Movimentos com grande intensidade de sentimentos, uma linguagem do corpo por completo pois os pés passam a ter pouca importância, rompe com a linha melódica o chão passa a ser instrumento fundamental em suas coreografia.
Rudolf Vom Laban propõe no século XX um espaço tridimensional para o dançarino que não fosse limitado pelo plano da platéia. Duas formas corporais básicas para Laban Recolher e Espalhar, Centrípetos e centrífugos respectivamente.
Quando se fala em princípios fundamentais da dança se remete a François Delsarte, ele catalogou gestos emocionais da dança. A intensidade do sentimento corresponde a intensidade do gesto, isto foi chamado de chave da Dança Moderna. Ele subdividiu os movimentos e o corpo suas idéias foram expostas e mesmo depois da sua morte.
Isadora Ducam, pioneira da Dança Moderna, dizia que “A dança é expressão de sua vida pessoal”. Importantíssima para Dança Moderna antes de sua trágica morte deixou como um legado seu livro, “My Life”, que narra sua intensa vida.
Já Marta Graham, formou sua companhia em 1929, rejeitando as idéias de Isadora Duncan. Diz que toda dança vem do principio contrair e relaxar. Movimentos dotados de inspiração e expiração com exercícios sentados no chão, foram inovações. Esta autora influenciam o pós-modernismo.
A dança moderna diferente do ballet não configura escolas mas métodos e técnicas específicas, pois moderno é um termo que vive em constante mudança.
Texto escrito por: Josenilda M.
Referências Bibliográficas
• DUNCAN, Isadora. Minha vida. São Paulo: Circulo do Livro.
• FARO, Antônio José. Pequena História da Dança. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.
• Material fornecido pela professora Laíse Padilha em suas aulas e impresso.
terça-feira, 4 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário