terça-feira, 4 de maio de 2010
ORIGENS DO BALLET
A origem do ballet remonta a Itália, às grandes procissões do teatro popular religioso medieval. O ballo ocupava as ruas até a Renascença, e passou para os salões com a ascenção da burguesia à aristocracia. Em sua passagem para os salões, sua dimensão passou a ser menor passando a chamar-se balletto. A partir daí e com o intuito de torna-lo mais elitizado, se deu início ao processo de sitematização da dança cortezã, e começaram a surgir os inúmeros tratados sobre o assunto. Desde os primeiros tratados escritos pelos maestros de dança, até os complexos sistemas atuais, a dança acadêmica percorreu um longo caminho. Para ilustrá-lo, reportamo-nos a alguns acontecimentos e datas marcantes desse percurso:
. O primeiro tratado de dança de que se tem conhecimento, foi escrito entre 1435 e 1436 por Domenico de Piacenza, chamava-se “De arti saltandi et choreas ducendi”, e nele foi feita a primenira sistematização e classificação dos movimentos do corpo.
. A primeira escola de ensino de dança para nobres,foi fundada por Cesari Negri no sec XVI.
. O “ballet comique de la Reine” que estreou em 1581, foi considerado o primeiro ballet da bistória.
. O primeiro livro sobre ballet, foi escrito pelo Padre Menestrier e publicado em 1682. Intitulava-se “Ballets anciens et modernes”.
. Ainda no sec XVII, o ballet passou da corte para os palcos, sendo Lully o grande responsável por essa transição.
Texto escrito por: Tatiana R.
Referências Bibliográficas
Caminada, E. Considerações sobre o ensino do ballet clássico. 2008.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário